quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Radar e Transponder...

Tenho notado que apesar de todo o circo
criado em torno da queda do vôo 1907
a mídia e a maioria das pessoas ainda acham
que TRANSPONDER e TCAS são a mesma coisa...
Hoje usarei uma parte de um texto retirado do Blog
do Astronauta para explicar o que é TRANSPONDER.
Oráculo
"O RADAR (Radio Detection and Ranging – Detecção e Medida de Distância por Rádio) foi inventado em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, para detectar aviões inimigos. Seu princípio básico de operação é a transmissão de pulsos eletromagnéticos (ondas de rádio) que refletem na superfície do avião e retornam para a sua antena. A direção da antena, o tempo para retorno e a variação da freqüência indicam a posição e velocidade do “alvo” (o avião).O transponder, cujo nome também deriva de uma sigla (“Transmitter-Responder”, ou “Transmissor-Respondedor”), é um pequeno aparelho instalado nos aviões, e que surgiu logo depois do radar, a partir das necessidades da guerra. Sua primeira função era responder com um código de identificação secreto (“sou eu! não atire!”) sempre que o avião era varrido (“interrogado”) pelas ondas eletromagnéticas de um radar amigo. Assim, as baterias anti-aéreas não “cuspiam chumbo” naquela aeronave detectada, porém identificada como amiga, pelo radar de defesa.Passadas as agruras da guerra, notou-se que o radar primário, utilizado pelo controle civil de tráfego aéreo, tinha várias falhas e não detectava bem as aeronaves pequenas, principalmente feitas com muitas partes não metálicas. Além disso, não tinha precisão de altitude ou a identificação da aeronave para informar ao controlador.Assim, para resolver esses problemas, as aeronaves passaram a utilizar o transponder. Ele recebe os pulsos eletromagnéticos, amplifica e transmite uma resposta, todas as vezes que o radar primário “ilumina” a aeronave com suas ondas (“interroga”). O sinal de reforço e resposta incluem o código da aeronave, a sua altitude e outras informações, dependendo do modo de operação selecionado. Esse tipo de operação de controle de tráfego usando o radar e o transponder juntos é chamado de “radar secundário”. "
Texto retirado do Blog do Astronauta Marcos Pontes.

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Foi um colirio, ler textos profundos, com procedência, vocabulário variado e paixão e sinceridade que passa ao leitor.
Parabéns. Marilu R.Ribas

1:25 AM  

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