segunda-feira, 30 de julho de 2007

Açodamento é mais nocivo que a desatenção.

Açodamento é mais nocivo que a desatenção
Alberto Dines
Embora Veja proclamasse neste fim de semana que teve acesso às primeiras informações da caixa-preta do Airbus da TAM, a verdade é que a hipótese de erro dos pilotos (ao acionar os manetes) já havia sido mencionada duas vezes na semana passada pelo brigadeiro Jorge Kersul Filho, diretor do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e merecido uma grande e minuciosa reportagem no
Estado de S.Paulo.
Nossa mídia anda muito afoita, assim também a militância antimídia. Uma eventual falha humana não exclui causas complementares - climáticas, no avião, na pista ou na torre de controle.
A caça aos culpados não vai ressuscitar os mortos. Assim como a cruzada contra o "sensacionalismo" da mídia não resolverá o colapso do transporte aéreo constatado inclusive pelo próprio governo.
Uma mídia açodada, incapaz de investigar com cuidado é, geralmente, mais nociva do que uma mídia desatenta. A mesma conclusão pode-se tirar do noticiário de domingo (29/7) à noite, depois da festa de encerramento dos Jogos Pan-Americanos, quando os portais de notícias da internet anunciaram que o Rio de Janeiro havia passado no teste de segurança.
Conviria esperar mais alguns dias porque bandidos também assistem à TV e lêem jornais.

Retirado do site: Observatório da Imprensa.